Regulamento


REGULAMENTO GERAL 


Ø Da organização
Art.1º O XIV Campeonato de Bairros de Futebol de Campo –é uma promoção e organização da Prefeitura de Carangola – Secretaria Municipal de Esporte, Turismo, Lazer e Juventude.
Art.2º Os participantes, bem como seus representantes serão considerados conhecedores das disposições desde Regulamento e assim, submetidos sem reserva, a todas as consequências que deles possam emanar.
Ø Do objetivo
Art.3º O XIV campeonato de Bairros de Futebol de Campo, tem objetivo promover o inter-relacionamento e convívio social entre os moradores dos diversos bairros da cidade, proporcionando aos mesmos uma oportunidade saudável de suas horas de lazer.
Ø Da programação
Art. 4º O Campeonato terá inicio no dia 17 de abril de 2012 e termino dia 24 de Junho de 2012 com a participação das seguintes equipes: CAIXA D’AGUA, CHEVRAND, COROADO, LACERDINA, NOVOS TEMPOS, PANORAMA, PORCELANA, SANTO ONOFRE, SANTA EMILIA E TRIÂNGULO.
Art. 5º As datas, horários e locais de realização dos jogos serão determinados na tabela de jogos.
Ø Dos Órgãos e Organizações
Art. 6º Serão reconhecidos pelos participantes com autoridades os seguintes órgãos:
a)    Direção Geral
b)    Conselho Disciplinar
Art. 7º Direção Geral
A Cargo da Secretaria Municipal de Esporte
a -    Planejar, organizar, executar e controlar todas as atividades relativas ao Campeonato.
  -   Resolver qualquer caso não previsto na estrutura geral da organização do Campeonato

Art. 8º Conselho Disciplinar

a -    Será formado por 03 (três) membros titulares e 02 (dois) suplentes.
 Terá a função de julgar os casos disciplinares do Campeonato, bem como as representações e protestos impetrados pelas equipes inscritas.
   -     As decisões do CD são inapeláveis, portanto não cabem recursos posteriores.
  -   São passíveis de penalizações todos aqueles que direta ou indiretamente ligados ao campeonato, provocarem distúrbios, agressões físicas ou moral, tomarem atitudes ilícitas em beneficio da própria equipe e/ou outrem desvirtuando a finalidade da competição.
PARAGRAFO ÚNICO: Todos os casos disciplinares de qualquer natureza serão julgados e penalizados de acordo como o código disciplinar do campeonato.
Art. 9º As representações e protestos deverão ser redigidos ao Conselho Disciplinar, datilografado ou digitado, devidamente assinado pelo Representante Legal, portanto reconhecido como tal pela Direção do Campeonato.
Art. 10º As representações e Protestos deverão ser entregues a Direção Geral no prazo de 24 horas após o termino da partida na qual se tenha verificado o impasse. A Equipe quer entrar com o deverá efetuar o pagamento de uma taxa no valor R$ 100,00 que será revertida na premiação em dinheiro às equipes.
PARAGRAFO ÚNICO: As representações e Protestos enviados fora do tempo hábil não serão aceitos.
Art. 11 Todos os casos serão resolvidos pela maioria dos votos dos membros do Conselho Disciplinar
Art. 12 No caso do não comparecimento de qualquer um dos membros do Conselho Disciplinar quando convocado, o mesmo poderá ser substituído por qualquer integrante da Direção Geral.
Ø Da Inscrição e Participação de Equipes, Atletas e Dirigentes.
Art. 13 As inscrições dos atletas, Comissão técnica e Representante legal, serão efetivadas em fichas próprias fornecidas pela Direção Geral.
Art. 14 O prazo final para a entrega das fichas de inscrição por equipe termina no dia 09 de abril de 2012, devendo as mesmas passar pela aprovação da Direção Geral e respectiva representantes das equipes participantes.
Art. 15 Poderão se inscrever, aspirando à participação do Campeonato. Todos os atletas residentes em seus respectivos bairros de acordo coma divisão geográficos previamente estabelecidos.
PARAGRAFO ÚNICO: A atleta natural de Carangola não residindo na cidade deverá ter no mínimo um vinculo de 15 em 15 dias presentes no município.
Art. 16 Cada equipe poderá inscrever 20 atletas para participar da competição. As equipes classificadas para a 2ª fase  poderão inscrever mais 03 atletas de linha, moradores de seus respectivos bairros. Também cada equipe poderá inscrever 02 goleiros de qualquer bairro, zona rural de Carangola e  não residente em Carangola, devidamente identificados pela Organização Geral, sendo que poderá durante a competição ser feita duas trocas de inscrição de goleiros, até o final da 2ª fase da competição ( fase de grupos).
Art. 17 Cada equipe poderá inscrever 03 atletas residentes em outros bairros dentro da Zona Urbana de Carangola e mais 1 atleta do bairro centro, sendo os 3 atletas  de  bairros  diferentes. A inscrição obrigatoriamente deverá ser feita no inicio da competição.
Paragrafo 1: conforme votação na reunião com os representantes de bairros, ficou definido que os bairros, Porcelana e Panorama não poderão inscrever mais 1 atleta do Bairro Centro, devido o bairro Porcelana poder inscrever atletas do bairro Amendoeira que foi dividido com o Bairo Caixa Dagua e o Bairro panorama poderá pegar 3 atletas do bairro triangulo que não forem inscritos pelo bairro.
Art. 18  Poderão  participar do Campeonato atletas nascidos em antes e até o ano 1996  .
Art. 19 Somente poderão ser inscritos na Súmula de Jogo no máximo 20 atletas.
Art. 20 A Comissão Técnica das equipes poderá ser formada como o máximo de 03 pessoas, a saber:
 ° 01 Técnico
 ° 01 Auxiliar Técnico
 ° 01 Representante Legal
Paragrafo 1º Nos dias de jogos poderão sentar no banco, somente aqueles que tenham seus nomes na súmula de jogo, identificado às respectivas funções.
Paragrafo 2º Somente o técnico poderá permanecer de pé próximo ao campo, dentro da área que lhe é destinada, Todas as demais pessoas autorizadas e jogadores suplente deverão permanecer no banco de reservas.
Parágrafo 3º   A comissão técnica deverá estar devidamente uniformizada, não sendo permitido o uso de sandalhas e chinetos .
Paragrafo 4º A organização do Campeonato colocará a disposição das equipes, 01 massagista e 01 auxiliar de enfermagem para os primeiros atendimentos aos atletas no campo de jogo.
Ø Da Forma de Disputa
Art. 21 – O campeonato será disputado em quatro fases, a saber:
1ª Fase:  (classificatória)
2ª Fase: (classificatória)
3ª Fase: semifinal;
4ª Fase Final.
Paragrafo 1º Da primeira Fase: As equipes serão divididas inicialmente em Duas CHAVES (A e B) sendo 5 equipes em cada. Nesta fase as equipes se enfrentam dentro das respectivas chaves , classificando-se as três primeiras de cada chave para a 2ª fase.
CHAVE A: CHEVRAND, PANORAMA, TRIANGULO, COROADO, LACERDINA,
GRUPO B: CAIXA DAGUA, NOVOS TEMPOS,  PORCELANA, SANTO ONOFRE, SANTA EMILIA,
Paragrafo 2º Da segunda fase: As equipes classificadas formaram dois grupos de três equipes assim distribuídos:
GRUPO C:1º colocado chave A / 2º colocado chave B / 3º colocado chave B
GRUPO D:1º colocado chave B/ 2º colocado chave A / 3º colocado chave A
Nesta fase as equipes se enfrentam dentro das respectivas chaves , classificando-se as duas primeiras de cada chave para a 3ª fase (semi fial).
Paragrafo 3º A Fase Semi- final: será disputada pelas equipes vencedoras da 2ª fase em jogo único sem vantagens , conforme tabela  jogos. Caso no tempo normal termine empatado o vencedor será conhecido através da cobrança de penalidades máxima.
Paragrafo 4º Da Fase final: As 02 equipes vencedoras na fase semifinal se enfrentarão em jogo único em igualdade de condições. Na partida final, caso o tempo normal termine empatado a decisão do título será através da cobrança de penalidades máxima.
 Art. 22 – Durante todo o campeonato serão adotados os seguintes critérios de pontuação:
Vitória – 03 Pontos
Empate – 01 Ponto

PARAGRAFO ÚNICO: Caso haja empate na classificação prevista no Art. 21, Paragrafo primeiro neste regulamento será adotado o seguinte critério de desempate:
·       Maior numero de vitorias na fase em disputa.
·       Saldo de Gols na fase em disputa.
·       Maior numero de Gols marcados na fase em disputa.
·       Menor numero de Gols Sofridos na fase em disputa.
·      Confronto direto na fase em disputa.
·       Gol Average na fase em disputa.
·       Menor numero de cartões vermelho  na fase em disputa.
·       Sorteio

Ø Da Competição
Art. 23 Ressalvando-se que dispõe o presente Regulamento, todas as partidas serão jogadas de acordo com as regras editadas pela Confederação Brasileira de Futebol.
Art. 24 Em caso de uma partida ser disputada entre duas equipes que tenha camisas de cores iguais, que possa confundir a arbitragem, a equipe que  tem o “mando de campo” terá que trocar o respectivo uniforme.
PARAGRAFO ÚNICO: O “mando de campo” de uma partida será da equipe designada em primeiro lugar na tabela oficial.
Art. 25 Durante a partida, cada equipe poderá fazer 09 substituições.
Art. 26 Todo atleta expulso não poderá ser substituído, estará automaticamente suspenso da próxima partida de sua equipe, sendo o mesmo, sujeito ainda às penas pelo Conselho Disciplinar, conforme a gravidade de sua indisciplina.
PARAGRAFO ÚNICO: O atleta expulso e suspenso pelo Conselho Disciplinar do Campeonato terá obrigatoriedade que cumprir todas as partidas. Caso o atleta não consiga cumprir as penalidades dentro da Competição, o mesmo terá de cumpri-la na competição de igual teor no ano seguinte, não  podendo participar de outra competição da mesma modalidade oraganizada pela secretaria de Esporte, Turismo, Lazer e Juventude, em quanto não cumprir a suspenção.
Art. 27 O prazo máximo de tolerância para que uma equipe se apresente em campo em condições de jogar é de 15 minutos além do horário programado. Após o mesmo, a equipe será considerada perdedora pelo placar mínimo de 1x0 e estará ainda sujeita as sanções do Código Disciplinar da competição.
Art. 28 Quando uma partida for interrompida por motivo de mau tempo ou qualquer outro motivo que o arbitro julgar necessário, e, não puder ser reiniciada no prazo máximo de 01 (uma) hora, terá continuidade em dia e hora a ser designada pela Direção Geral de acordo com as regras da CBF, no que se refere a este artigo.
Art. 29 A escalação dos árbitros, auxiliares e anotadores para as partidas, serão de competência da Direção Geral.
Art. 30 Não será aceito o veto de qualquer equipe contra qualquer escalação prevista no Art. 29 deste regulamento.
Ø    Da Premiação
Art.31 Ao final do campeonato serão conferidas medalhas aos atletas das equipes classificadas em 1º e  2º  lugares.
Art. 32 Serão instituídos os seguintes troféus:
·       Equipe Campeã
·       Equipe Vice Campeã
·       Artilheiro
·       Defesa Menos Vazada
·       Melhor atleta do campeonato

Ø    Disposições Finais
Art. 33 A Prefeitura de Carangola, não se responsabilizará por qualquer acidente de qualquer natureza que possa ocorrer com atletas, comissão técnica ou terceiros, antes, durante ou após as competições.
Art. 34 Os casos Omissos e este regulamento e as Regras Oficiais do Futebol serão resolvidos pela direção Geral ou Conselho Disciplinar de acordo com a natureza de cada caso, ou de acordo com o decidido pelas equipes participantes, desde que lavrado em ata.


Carangola, 09 de Abril de 2012
SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE, TURISMO, LAZER E JUVENTUDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário